Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ricardo Semler: Sistema de ensino ainda é medieval

Em 1988, Ricardo Semler impactou o mundo da administração com o seu best-seller "Virando a própria mesa", propondo um modelo de gestão democrática para as empresas, no qual todos os funcionários devem ser envolvidos nos processos decisórios.

Agora, ele se prepara para uma nova virada de mesa - desta vez, na educação. Em 2002, criou o Instituto e a Escola Lumiar, onde procura aplicar ao ensino os mesmos conceitos com que revolucionou o mundo da administração: um processo democrático, onde os alunos decidem, junto com os professores, a formação do currículo.
"É preciso desprogramar as pessoas que vêm trabalhar nas empresas, que passaram a vida toda aprendendo a ficar quietas, a sentar, a levantar e a ir ao banheiro com permissão. São condicionadas a seguir instruções em vez de pensar livremente."
Nessa entrevista ao Portal Exame, Semler fala um pouco sobre o que pensa da educação.


Para ver a entrevista completa, onde ele aborda outros temas, clique no link abaixo.

As empresas continuam presas ao passado - Portal Exame

2 comentários:

Vanessa Neris disse...

Me lembra muito as ideias de Neill, fundador da escola de Summerhill, na Inglaterra e pioneira nesse movimento das chamadas escolas democráticas.

Pedro Cavaléro disse...

Sinceramente nunca tinha ouvido falar disso. Acabei de ir no site da Escola Lumiar e percebi quão interessante é essa abordagem! Obrigado pela dica!

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.