Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

1975: Kodak desenvolve a primeira câmera digital

Em dezembro de 1975, após um ano juntando um conjunto de lentes tiradas de uma câmera Super-8, um "novo" tipo de matriz CCD, um conversor A/D retirado de um voltímetro, um gravador digital de instrumentação (em fita K7), 16 baterias de NiCd e um punhado de circuitos analógicos e digitais, um grupo de funcionários da Kodak criou uma... coisa... que eles chamaram de "câmera fotográfica portátil totalmente eletrônica".

protótipo da 1ª câmera digital
(clique na imagem para ampliá-la)


Bem... não era exatamente algo que nós chamaríamos de "portátil", mas... foi realmente um feito impressionante! - Ela levava 23 segundos para gravar uma imagem com resolução de 100 x 400 pontos (0,04 Mega pixels, para fazer um comparativo com as atuais), e a imagem era visualizada removendo-se a fita k7 da câmera para um dispositivo de reprodução: basicamente, um microcomputador adaptado com uma unidade para fazer a leitura da fita k7, transferir os dados para a memória RAM e gerar um sinal de vídeo NTSC, que poderia ser visualizado em um televisor comum.

dispositivo de reprodução e TV
(clique na imagem para ampliá-la)

Vencido o desafio tecnológico para desenvolver esses protótipos, vinha um desafio ainda maior: mostrar o invento aos executivos da empresa:

"Após tirar algumas fotos das pessoas presentes na reunião, e mostrá-las na TV, as perguntas começaram a surgir: Por que alguém iria querer ver suas fotos na TV? Como você iria guardar essas imagens? Como seria um álbum de fotos eletrônicas? quando esse tipo de abordagem poderia estar disponível para os consumidores?"
O invento foi patenteado em 1978 (US 4,131,919), e esquecido. Fora a patente, não houve qualquer divulgação desse projeto até 2001.

Steve Sasson, funcionário da Kodak e um dos desenvolvedores desse invento, descreve:
Muitos avanços ocorreram desde então. Computadores pessoais, a internet, conexões de banda-larga e impressoras domésticas com qualidade fotográfica são apenas algumas delas. É engraçado, hoje, olhar para trás e perceber que nós não pensamos realmente nisso como a primeira câmera "digital". Estávamos olhando-a como uma possibilidade distante. Talvez um trecho de um relatório técnico escrito na época resuma melhor:

"A câmera descrita neste relatório representa uma primeira tentativa de demonstrar um sistema fotográfico que pode, com melhorias na tecnologia, mudar substancialmente o modo como fotografias serão tiradas no futuro"

Mas na realidade, nós não fazíamos a menor idéia...


Referência: Kodak: Plugged In - We had no idea

Saiba mais:

Um comentário:

Anônimo disse...

FALIU PELA MESMA MENTALIDADE DO BILL GATES E WINDOWS..PODIA JA TER COMEÇADO DOMINANDO O MERCADO DIGITAL, MAS PERDEU ESPAÇO AÍ POR QUE NÃO QUERIA PERDER SEU MONOPOLIO NOS FILMES DE REVELAÇÃO..

E O MUNDO FICOU DECADAS DEFASADO POR UMA DECISÃO DE MERCADO IDIOTA..

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.