É claro que a capacidade de trabalhar com modelos matemáticos é fundamental para a formação em qualquer engenharia, mas... a matemática só se transforma em engenharia quando somos capazes de ir além dos modelos, e construir soluções concretas, para problemas reais.
Se você é professor, e atua em um curso de tecnologia (em qualquer nível, em qualquer área), reflita: as atividades que você desenvolve em sua disciplina contribuem para a construção de soluções concretas? ou tudo é desenvolvido no plano idealizado dos modelos e simulações?
Se você é estudante, em um curso de tecnologia, repito: o domínio das ferramentas matemáticas é fundamental para o seu curso, e não há como você fugir disso, mas fique atento, porque os seus professores podem estar usando o formalismo matemático para mantê-lo ocupado, com a falsa sensação de que estão aprendendo algo útil, quando na realidade o que eles querem mesmo é fugir do laboratório, e esconder de você as dificuldades do mundo real!
Abaixo, vejam a diferença entre modelar, e construir soluções para problemas reais.
ok... peguei pesado com o exemplo acima. Mas veja esse outro: em seu curso, os estudantes são capazes de desenvolver algo assim?
2 comentários:
Post excelente professor Fábio. Os vídeos são extremamente motivadores. Se tornaram o meu alvo a ser alcançado no curso. Chega de fazer LEDs piscarem, rss. Pena que os materias são difíceis de comprar, são caros também. Na descrição do vídeo ele fala que aquela placa branca seria um "four wire resistive touch screen", você sabe do que se trata??
Parabéns pelo blog. Sempre passo por aqui para ver as novidades. Acho que você é um dos poucos professores da área de tecnologia, no Brasil, preocupados com a qualidade e eficiência do ensino.
Davi Gomes
Postar um comentário