Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Qual é a melhor Distribuição Linux?

Basta olhar nas ruas: há milhares de automóveis, todos diferentes entre si. São dezenas de fabricantes, cada fabricante com dezenas de modelos, cada modelo com dezenas de configurações opcionais. E ninguém pergunta "Qual é o melhor automóvel?".

O mesmo acontece com os celulares, eletrodomésticos, roupas, sapatos... há milhares de opções, e nós convivemos normalmente com isso. Ninguém se prende à pergunta "qual a melhor opção?". Simplesmente damos uma olhada, conversamos com o vendedor, avaliamos as características de cada opção e fazemos a nossa escolha, individualmente.

Por que, então, a pergunta "Qual a melhor distribuição Linux" é tão frequente?

Acho que a principal razão é o medo do desconhecido. Mesmo havendo diferentes modelos de automóveis, todos temos a tranquilidade de escolher, porque sabemos que todos eles funcionam de forma muito semelhante: os pedais, câmbio, volante estão sempre nos mesmos lugares, e funcionam sempre do mesmo jeito (com pequenas diferenças, que aprendemos rápido). Muitas pessoas não sabem sequer como acender o farol alto em seus automóveis, nem os cuidados básicos de manutenção, mas também não ligam para isso. Tudo o que importa é que, ao girar a chave, o motor funciona, e você pode sair dirigindo.

Como o uso de computadores não é tão simples, as mudanças provocam medo. Medo de não encontrar aplicativos para as coisas que você normalmente faz, medo da incompatibilidade com os sistemas que as outras pessoas usam, medo de ter que aprender a usar ferramentas completamente diferentes. Quanto a isso, eu posso tranquilizá-lo: o Linux não é o bicho-papão. Há aplicativos equivalentes a quase todos os que você possa conhecer, a compatibilidade é maior entre os softwares livres que entre os proprietários (fechados), e as interfaces não são tão diferentes, que dificultem o uso.

Procure, portanto, livrar-se do medo, e essa resposta virá com naturalidade, assim como todas as demais escolhas que você faz, diariamente. A melhor distribuição Linux é aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Se você é um usuário avançado, então nem deveria estar lendo esse artigo! - eu não tenho nada a dizer a você, mas se você é um usuário iniciante no Linux, e não está interessado em ser um especialista para poder usá-lo, procure uma distribuição de grade aceitação (os top-10 do DistroWatch, por exemplo), com uma grande comunidade de usuários que falem seu idioma.

Atualmente, eu uso o Ubuntu. É uma distribuição dedicada ao usuário normal de desktop, com uma grande comunidade de usuários no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.