Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2009

TouchBook: Um tablet / netbook 100% open-source

Que tal um tablet com tela de 8.9", resolução de 1024x600, armazenamento de 8GB (micro SD), WiFi, acelerador 3D, alto-falantes, microfone, 6 conectores USB, e bateria com capacidade para 10 a 15 horas de funcionamento? Nada mal, hein?
E... que tal se esse tablet tiver um teclado destacável, que pode ser usado como um mini-notebook, ou dobrado para trás?


Essa é a proposta inovadora, de uma empresa chamada Always Innovating, com lançamento previsto para maio ou junho deste ano. Segundo a própria empresa:
"Até agora, todos os netbooks eram projetados da mesma forma: um Intel Atom comedor de energia, caixa esquisita, e SO ultrapassado dos anos 90. Nosso objetivo: dar um salto tanto em arquitetura quanto em design. O resultado: um dispositivo revolucionário que funciona como um netbook ou como um tablet, graças a um teclado destacável e uma interface 3D com tela de toque."
O TouchBook é equipado com processador ARM (daí a longevidade da bateria), mas o fabricante garante que ele não deixa a desejar em desempenho, e é capaz de realizar as funções normais de qualquer netbook, inclusive exibir vídeos da web.

A grande novidade, entretanto, é a sua proposta totalmente open-souce: seu hardware é baseado na BeagleBoard, e os diagramas esquemáticos podem ser baixados aqui, sob GPL. No software, o assim chamado TouchBook OS é baseado no OpenEmbedded, uma distribuição Linux para sistemas embarcados, acompanhado com o Fennec, o navegador na Mozilla para dispositivos móveis.

Quem quiser ser um dos primeiros a colocar as mãos nessa maravilha, pode registrar sua reserva aqui (se tiver um parente / amigo nos EUA).

Notícia Relacionada: OLPC X0-2 terá hardware livre

Deixe o seu comentário!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero :-)

Cesar Lemos
www.ambientevirtual.net

Anônimo disse...

Isso é só o começo. Espere só sair o chip i.MX515 da Freescale em Julho.

Aí a chapa vai esquentar.

Esses chips da Texas ainda são fichinhas perto da Freescale.

Anônimo disse...

Este e o XO-2 são as minhas melhores esperanças até agora.

Vou considerar a possibilidade de esperar mais um pouco para comprar meu primeiro computador. =)

Unknown disse...

Obrigado pela dica (infelizmente anônima) sobre o i.MX515, da freescale. Não o conhecia, mas realmente promete!

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.