Páginas

sábado, 27 de junho de 2009

Irã usa a internet para silenciar ativistas

Nas últimas semanas, os cidadãos iranianos têm usado diversas tecnologias de comunicação para organizar mobilizações e protestos, e para transmitir ao mundo informações sobre os confrontos que sucederam a "reeleição" de Ahmadinejad. Muitos apontam essa mobilização iraniana como um exemplo de como as modernas tecnologias de comunicação podem ser usadas para dar maior liberdade de expressão aos indivíduos, e para combater regimes opressores.

Há, entretanto, um outro lado nessa história. Comunicações eletrônicas podem ser monitoradas, rastreadas e censuradas por um regime opressor que disponha de meios para tal. Dessa forma, mobilizações eletrônicas podem ser mais vulneráveis que os métodos de mobilização usados no passado.

Segundo o Wall Street Journal,
"O regime iraniano tem desenvolvido, com a ajuda de empresas europeias [Nokia e Siemens], um dos sistemas mais sofisticados no mundo para controle e censura da internet, que permite examinar o conteúdo de comunicações individuais em larga escala."
Sob esse sistema, todo o tráfego digital é roteado através de um único ponto, onde cada pacote de dados é inspecionado para monitorar cada email, tweet, postagem em blog e, possivelmente, até ligações telefônicas, em todo o Irã.

Além disso, o governo iraniano está usando crowdsourcing para postar fotos e videos de ativistas, e pedindo aos cidadãos para identificá-los.

Isso nos mostra que toda tecnologia é neutra, seu uso é que pode trazer efeitos positivos ou negativos.
"Se você pensar a respeito, isso não surpreende. Quem disse que apenas os mocinhos usam a internet em seu favor?" -- Farhad Manjoo, via Slate.
A questão vai muito além da eleição do Ahmadinejad, no Irã.

Todos nós estamos usando tecnologias de comunicação sem refletir sobre o preço que se paga, em perda de privacidade, por exemplo.

Ao usar celulares, emails, redes sociais, cartões de crédito, não nos damos conta de que estamos disponibilizando informações sobre nossa localização, hábitos de consumo, redes de contatos, etc. Muitos nem sabem que podemos estar sendo rastreados enquanto andamos dentro de shopping centers.

Por enquanto, o único incômodo que sentimos são as insistentes ligações de telemarketing, onde a telefonista sabe tudo sobre você, e você não faz a menor ideia de como ela obteve tais informações.

Nada disso nos preocupa, porque vivemos "em paz", em uma "democracia", onde as autoridades "garantem a nossa proteção". Sentimo-nos mais livres com o uso dessas tecnologias, e sempre achamos que a tecnologia, em si, favorece a liberdade.

A realidade, entretanto, pode ser diferente.

Fonte: Slashdot

Sua participação é importante.
Deixe o seu comentário!

3 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Apesar disso é bom termos essa opção pela tecnologia!
Ainda é melhor do que o martírio dos homens-bomba!

Lex Aleksandre
Google profile
Facebook
Twitter @aleksandre

Capi Etheriel disse...

tecnologia não é boa nem má E NEM NEUTRA.

Anônimo disse...

Eu acho que no BRASIL se confundem democracia (voto obrigatorio para candidatos desconhecidos ou conhecidos de processos ou suspeitos de corrupacao) mas nao è so a suspeita, no Brasil a lei so funciona, è SO para pobres - RICOS PODEROSOS MANIPULAM A JUSTIçA COMPRAM JUIZES E FAZEM O QUE QUEREM E NUNCA NUNCA VAO PARA A CADEIA- ME DESCULPE MAS ISSO NAO E' DEMOCRACIA!!! EM NENHUM PAIS DO MUNDO!!! E SIM DITADURAS DOS PODEROSOS ENRIQUECIDOS DESONESTAMETNE AS CUSTAS DA CLASSE POBRE E ASSALARIADA DE FOME - NO GOVERNO TEM FUNCIONARIOS COM CERCA 23 MIL REAIS DE SALARIOS E NAO FAZEM NADA EMPROL DO SERVICO AO PUBLICO, E AQUELES QUE RECEBEM 460 EM MEDIA QUE SAO CERCA 90 MILHOES -- NAO???- ONDE ESTA A DEMOCRACIA SR. FABIO PRUDENTE..... NA ITALIA A TECNOLOGIA SE USA COMO PROVAS PARA CONDENAR SUSPEITADOS E PEGAR LADROES, ESTUPRADORES, ASSASSINOS,--- no Brasil a que serve??? para VENDAS E ofertas de cartao de creditos?? pobre BRASIL - acredita que e' evoluido! - as escolas sao atrasadas em relacao aos USA - Europa - China - Japao a cerca 20 anos - 20 anos - nas escolas nao existem disciplinas e didaticas e muito menos livros - se estuda em APOSTILAS - apostilas - porque nao existem pessoas preparadas sufisciente que escrevem livros para estudantes de todos os niveis,

- e isso DEMOCRACIA E IGUAL A DIREITOS IGUAIS PARA TODOS E NAO VOTO OBRIGATORIO DO POVO PARA ELEICAO DE CORRUPTOS.

CIAO - VIVO NA ITALIA A 20 ANOS TENHO DOIS FILHOS QUE ESTUDAM E SEI O QUE ESCREVI POr EXPERIENCIAS PROPRIA, NA ITALIA - ROMA PRA BAIXO SAO LUGARES QUE PREDOMINAM ORGANIZACOES MAFIOSAS-CRIMES ORGANIZADOS, MAS O NORTE E NORDESTE SAO RICOS INDUSTRIALIZADOS E VIVEM COMO ALEMANHA, SUICA, FRANCA ETC.....

MARILUCE ELLER

BOA SORTE FABIO E PROCURE CONTRIBUIR PARA A TECNOLOGIA NO BRASIL COM MANIFESTACOES - POIS A INTERNET NO BRASIL E USADA PARA DIVULGACAO DE BESTEIRAS - SEXO VULGARIDADES INTIMIDADES , E UM BANDO DE BOBOS QUE QUE SE SENTEM IMPORTANTES DIVULGANDO A IGNORANCIA INTELECTUAL QUE SAO PORTADORES SAOS.

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.