Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Como o Google Sidewiki pode revolucionar a Democracia

O Google lançou o Sidewiki: um serviço que permite a qualquer pessoa adicionar um comentário a qualquer página na internet. Para utilizá-lo, basta instalar a barra de ferramentas do Google em seu navegador (Firefox ou IE).

Com ele instalado, para adicionar um comentário a qualquer página, basta clicar no botão da barra de ferramenta, e digitar. Simples assim. Seu comentário poderá ser lido por todas as outras pessoas que também possuam a ferramenta, e que visitem aquela mesma página. Sempre que você visitar uma página que já possui comentários adicionados por outras pessoas, aparecerá uma discreta barra vertical, à esquerda da página, que poderá ser expandida para dar acesso às mensagens. A ferramenta permite, ainda, que os usuários votem positivamente ou negativamente nos comentários uns dos outros, criando um sistema aberto de moderação.

É evidente que esse recurso poderá ser usado de mil maneiras, com milhares de propósitos! - você poderá adicionar comentários, lembretes, recados, complementos, links para conteúdos relacionados, aos seus sites preferidos ou em sua rede social... entretanto, o poder dessa nova ferramenta é inimaginável e, certamente, vai muito além da web. Ela tem o potencial para transformar a sociedade.

Imagine, por exemplo, que qualquer cidadão poderá, livremente, anexar mensagens às páginas de políticos, de órgãos governamentais, de veículos de imprensa, de empresas... mesmo que essas não possuam o recurso para postar comentários, ou onde a postagem dependa de moderação.

É a Democracia, e a Liberdade de Expressão, levada ao seu limite máximo. Agora sim, todos têm o mesmo direito para expressar seus pensamentos.

Detalhe: os comentários não são anônimos. Para usar o serviço, você deverá estar logado como usuário do Google, portanto, se fizer comentários caluniosos, ofensivos, etc, poderá ser identificado, portanto... aprecie com moderação! - Com grande poder, vem grande responsabilidade!

Acredito (e espero) que essa ferramenta tem tudo para se transformar em algo tão revolucionário e transformador quanto a Wikipedia... só o tempo dirá.

Vamos lá! - Instale o Google Sidewiki agora mesmo, e exerça a sua liberdade de expressão!

Deixe o seu comentário!

4 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Também estou usando o SideWike, Fábio.
Estou gostando das possibilidades e torço para que seja mais um serviço Google que decole.
Só tenho um contra: o uso através da barra de ferramentas do Google. Poderia ser apenas uma extensão. Detesto poluir meu Firefox!

Unknown disse...

O Google lançou a ideia - o conceito. Nada impede que outros serviços semelhantes surjam, com características melhoradas (inclusive essa que você sugere).

Acho que o próprio Google ainda vai agregar muita funcionalidade nova ao sidewiki...

Filipe disse...

Esse sidewiki não é idéia do Google, é quase tão velha quanto a web. Só que muitos tentaram e não colou. tentaram também página de chat anexada sem sucesso. Mas quando estampa o nome Google, muita coisa pode aparecer.

Unknown disse...

Não é apenas o "nome" Google, mas a posição que ele ocupa para fazer a coisa acontecer.

Atualmente, o sidewiki funciona como uma extensão que tem que ser instalada em cada navegador. Desse jeito, vai ser muito difícil de decolar, porque a grande maioria dos usuários não terá interesse em instalar essas coisas.

Entretanto, após a construção de uma base mínima, o sistema pode ser incorporado ao próprio sistema de busca do Google, tornando-se totalmente transparente para o navegador e o usuário. A partir daí, sim, se tornará onipresente.

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.