Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Estude no MIT, sem sair de casa

O OpenCourseWare, promovido pelo MIT - Massachussetts Institute of Technology, é um programa que objetiva abrir todo o conteúdo dos seus cursos na internet, sob licença CC, que permite a tradução para qualquer idioma e o uso por qualquer um que deseje - educadores ou alunos.

Criado em 2001, o OCW já conta com mais de 1800 cursos, contendo textos, exercícios, notas de aulas, e até as aulas em vídeo - muitas delas, possuem até legendas e transcrição. O tipo de material disponível varia para cada curso, mas novos conteúdos e mídias são adicionados a cada dia.

No YouTube, o OCW possui um canal próprio, que concentra e organiza os cursos com aulas disponíveis em vídeo. São mais de 800 vídeos, que registram, aula por aula, diversas disciplinas, de diversas áreas de conhecimento. A novidade é que, recentemente, os vídeos ganharam legendas (ainda em inglês... mas lembre-se que qualquer um pode traduzi-lo!) - acessando pelo site do OCW, você pode baixar os videos, em MP4, as legendas e transcrições.

Uma coisa importante a se registrar: as aulas são dadas com recursos comuns: quadro, giz, retro-projetor... nada de recursos hi-tech, como ambientes de imersão 3D, lousas interativas... eventualmente, um data-show, mas somente quando realmente necessário. De extraordinário, somente os professores.

Todas as aulas (pelo menos, nas disciplinas de engenharia) contam com uma demonstração prática. Aqui, também, nenhum recurso que nos cause inveja - são equipamentos comuns, presentes em qualquer universidade ou centro de educação tecnológica brasileiros - muitas montagens são bem artesanais, com placas de acrílico, baldes, canecos, algumas estruturas em madeira... materiais e componentes comuns. De extraordinário, além da simplicidade dos experimentos, é o seu poder de sintetizar o conteúdo de cada aula. Mesmo sem entender inglês, é impossível não compreender os experimentos!


(Walter Lewin é um show!)

Mais uma vez, o MIT mostra que excelência se conquista com competência, e não com aparência. O OCW é uma ideia simples, mas revolucionária. Seu potencial, ainda não totalmente explorado, é imenso.

Explore, use, divulgue e, principalmente, mostre esse material aos seus professores. Se for o caso, provoque-o com uma pergunta inocente: "por que suas aulas não são assim???"

Nota: O OCW não é um curso formal do MIT, não dá direito a qualquer tipo de diploma ou certificado, não serve como acesso ao MIT, e os materiais podem não refletir, na íntegra, o conteúdo dos cursos. No Brasil, alguns conteúdos do OCW podem ser acessados, traduzidos para português ou espanhol, pelo site do Universia.

Saiba mais:
Leia também: Caltech: O Universo Mecânico

Veja essa, e outras matérias em SERGIPE: Tecnologia e Inovação

3 comentários:

Anônimo disse...

This is incriveble!! Eu não acreditei nesta história até verificar o link :O Agora posso realizar um sonho que todo nerd já teve.

Anônimo disse...

Mesmo com link "Links traduzidos para o Português" quebrado, isso não diminui o potencial desta possibilidade!!!

Unknown disse...

Obrigado pelo feedback! - já corrigi o link.

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.