Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Jovem é demitida por comentário no Facebook



A britânica Kimberely Swann, de 16 anos, foi demitida após escrever no site de relaciomentos Facebook que seu emprego era chato. A jovem trabalhou por três semanas no escritório administrativo da empresa Ivell Marketing & Logistics, em Clacton (Essex), antes de ser demitida, diz o jornal “Daily Mail”.

De acordo com Kimberely, seus chefes lhe entregaram uma carta informando sobre a decisão.

Por conta dos comentários feitos no Facebook sobre seu trabalho e a companhia, e considerando que você não está feliz e não gosta do que faz, achamos que seria melhor acabar imediatamente com sua contratação na Ivell Marketing & Logistics”, dizia o texto.

Fonte: G1

Qual a sua opinião sobre esse caso? a atitude da empresa foi correta?

Independente de nossa opinião, o fato é que, em ambientes democráticos, cada um tem o direito de expressar o que pensa, como o fez a jovem Kimberely, mas também cada empresa tem o direito de contratar ou demitir quem ela quiser (respeitados os direitos trabalhistas de cada local). Em resumo, os dois lados estão certos, e não há o que discutir. É a regra do jogo.

Esse não é - e não será - o único caso de problemas profissionais causados por informações que publicamos na internet; então, é melhor entender como as coisas funcionam, em vez de discutir como deveriam funcionar.

Antes de ir para uma entrevista de emprego, você certamente toma um bom banho, coloca uma roupa arrumada, capricha no visual, cabelo, etc... tudo para causar uma boa impressão, mas esse esforço pode ser em vão, se você tiver uma imagem "negativa" publicada no orkut, Facebook, ou qualquer outro site de rede social. De nada adianta o seu visual comportado na hora da entrevista, se você tiver fotos "zoando geral com a galera"... de nada adianta expressar-se de forma ponderada, politicamente correta, se você publicou textos neo-nazistas, ou qualquer outra abobrinha do tipo.

O rastro que você deixa na internet é um testemunho de quem você é, com quem você anda, o que você pensa e o que você faz... e esse rastro ficará na rede, para sempre. As bobagens que você publicou quando adolescente podem lhe causar sérios problemas quando você for um respeitado senhor.

Uma coisa é certa: cada vez mais, as empresas estão consultando a internet, para obter informações sobre seus candidatos / empregados. Isso é invasão de privacidade??? - claro que não!!! - pois foi você mesmo quem publicou as informações, para todos terem acesso!

A internet nos traz um grande poder de expressão mas, com grande poder, vem uma grande responsabilidade. Da próxima vez que você for postar alguma coisa na net, pense nisso!

Leia também: Adolescentes enquadrados por pornografia infantil, nos EUA

Um comentário:

Edson Menezes disse...

Parabéns !!!!

Recomendo aos leitores o livro:

ROSA, Mário. A Reputação na velocidade do pensamento: imagem e ética na era digital.São Paulo: Geração Editorial, 2006.

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.