Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como limpar o computador?

Olhando por fora, às vezes é difícil imaginar a quantidade de sujeira que pode estar dentro de seu computador, mas o fato é que, após meses de funcionamento, uma quantidade enorme de poeira pode se acumular nos ventiladores, e até nas placas de circuitos.

Essa poeira pode dificultar o funcionamento dos ventiladores, provocando aquecimento do sistema. Combinada com maresia ou humidade, pode até causar corrosão nos circuitos, e causar sérios prejuízos.

Se você não acredita, veja como estava o meu computador, após 3 anos de uso...


IMPORTANTE: Antes de retirar o cooler da placa, certifique-se de que você possui pasta térmica para reaplicar. Se não tiver, então não retire. A montagem do cooler sobre a CPU sem o uso da pasta térmica, ou reaproveitando a pasta antiga, pode provocar o superaquecimento da CPU.

Placa-mãe: Retire o cooler da CPU e, de preferência, retire a placa do gabinete. Com um pincel seco, tire todo o excesso de poeira. Em seguida, passe uma escova de dentes, levemente umedecida com água (apenas água), por toda a placa. Sem aplicar força, escove principalmente as soldas dos componentes SMD (as perninhas dos chips), mas não escove os contatos dos slots (memória, PCI, AGP...). Repita o processo algumas vezes, para garantir que removeu toda a salinidade, mas cuidado com o excesso de água! - a escova tem que estar apenas levemente umedecida! - deixe a placa secar à sombra, em local ventilado. Não retire a CPU de seu soquete! - os pinos do soquete são extremamente delicados - só retire a CPU se realmente tiver necessidade.

NÃO USE ÁLCOOL ISOPROPÍLICO!

Esse produto é muito usado por "técnicos" em informática, mas muitos ignoram que ele é tóxico se inalado ou absorvido pela pele, podendo provocar desde ressecamento da pele e irritação nos olhos e vias respiratórias, até vertigem, dores de cabeça, vômito e diarréia. No caso de exposição repetida ou prolongada, pode levar a anemia, leucocitose, edema e degeneração gordurosa das vísceras. Seu uso deve ser evitado, e só deve usado com luvas, máscara e óculos apropriados.

Fonte: Wikipedia
Cooler da CPU: desmonte o cooler, separando o ventilador do dissipador. Com um pincel seco, tire todo o excesso de poeira. Você pode dar um banho com água corrente no dissipador, mas use apenas uma escova levemente umedecida para limpar o ventilador. Lubrifique motor do ventilador com grafite em pó. Não use óleo, nem spray lubrificante! - isso só vai ajudar a grudar ainda mais poeira, e emperrar de vez o motor.


Antes de recolocar o cooler, remova a pasta térmica antiga com uma toalha de papel seca, tanto no dissipador quanto na CPU, e coloque pasta térmica nova. Aplique apenas uma pequena quantidade, no centro, e espalhe com uma espátula plástica (a ponta de uma régua, por exemplo), deixando uma camada fina e uniforme. Não aplique pasta em excesso! - a pressão do cooler contra a CPU vai fazer o excesso de pasta escorrer para as laterais. Se cair pasta nos contatos do soquete, você estará em sérios apuros.

Teclado e mouse: Não tem mistério. Escova de dentes levemente umedecida, com uma gota de detergente neutro. Cuidado para não formar muita espuma, a ponto de escorrer para dentro do dispositivo. Para retirar o sabão, passe uma toalha de papel umedecida, e depois uma seca.

Monitor: Toalha de papel umedecida, com poucas gotas de detergente neutro. Passe por toda a tela, e enxugue logo em seguida com uma toalha de papel seca. Se alguma mancha ainda persistir, repita o procedimento, esfregando um pouco mais a região. Não aplique força! - a superfície de um LCD é muito frágil, podendo arranhar com muita facilidade, ou até quebrar, com uma pressão maior. De preferência, use as costas dos dedos para pressionar a toalha de papel contra a tela. Não use pano - ele vai soltar fiapos!

Pronto! - seu computador está limpo como novo. Apenas para reforçar: use apenas água e detergente neutro. Qualquer outro produto pode causar danos ao seu computador ou à sua saúde.


Leia também: 3 anos de poeira...

4 comentários:

Renato França disse...

Muito bom! Muita gente não sabe mas a limpeza do computador é muito importante. Eu não costumo limpar sempre meu computador mas há alguns meses fui obrigado a fazê-lo.

Meu computador estava travando muito, ai instalei um programa para verificar a temperatura do processador e... estava beirando os 100ºC! Ainda bem que o processador resistiu e está funcionando perfeitamente até hoje.

Anônimo disse...

gostaria de saber o que remove pó de grafite que
grudou na placa mãe, acidente quando estava colocando grafite no cooler e o frasco virou e
não sai da placa e tem risco de queimar a placa

Unknown disse...

Ok... fica a lição: SEMPRE REMOVA O COOLER, E APLIQUE O GRAFITE COM ELE BEM LONGE DA PLACA-MÃE!!!

Nunca passei por isso, mas recomendaria desmontar todo o micro, retirar a placa-mãe e limpar a mesma com uma escova de dentes, levemente umedecida com água (ou álcool isopropílico).

Verifique com uma lupa, e repita a limpeza até que todos os resíduos de grafite sejam retirados.

Depois, espere secar (o álcool isopropílico seca mais rápido), e monte novamente.

Boa Sorte!

Anônimo disse...

Muito obrigado pela dica do álcool isopropílico. Estava pensando em comprá-lo para limpar a CPU e não sabia que era tóxico. Infelizmente, muita gente não sabe...

Postar um comentário

Artigos mais recentes:

Artigos mais lidos:

.